Dialeto ponta-grossense
Professora Mellanie Kathleen Roskosz Santos, 4°ano A e B. Escola Municipal Professora Kazuko Inoue
Durante essa semana, os alunos do 4° ano A e B exploraram a variedade linguística por meio das palavras presentes no dialeto ponta-grossense. A atividade partiu de uma proposta do livro didático e se estendeu para a pesquisa em sala de aula.
Com o objetivo de identificar a variação linguística presente na oralidade, os estudantes realizaram uma assembleia e anotaram termos que são ditos pelos moradores de Ponta Grossa como “loca do céu", “esgualepado”, “bicicleteiro", “crêndios pai" entre outros. Em seguida discutiram sobre o significado e o contexto onde geralmente são usadas essas palavras.
Para compartilhar a atividade com os colegas das outras turmas, os alunos criaram um cartaz nomeado como “Dicionário Ponta-Grossense", cada um contribuiu com a ilustração e registro do significado de um termo.
A exposição tirou boas risadas dos professores, alunos e funcionários. Por meio dessa atividade os alunos conseguiram perceber que o discurso é influenciado por vários fatores como a regionalidade e a necessidade de combater o preconceito linguístico.
Durante essa semana, os alunos do 4° ano A e B exploraram a variedade linguística por meio das palavras presentes no dialeto ponta-grossense. A atividade partiu de uma proposta do livro didático e se estendeu para a pesquisa em sala de aula.
Com o objetivo de identificar a variação linguística presente na oralidade, os estudantes realizaram uma assembleia e anotaram termos que são ditos pelos moradores de Ponta Grossa como “loca do céu", “esgualepado”, “bicicleteiro", “crêndios pai" entre outros. Em seguida discutiram sobre o significado e o contexto onde geralmente são usadas essas palavras.
Para compartilhar a atividade com os colegas das outras turmas, os alunos criaram um cartaz nomeado como “Dicionário Ponta-Grossense", cada um contribuiu com a ilustração e registro do significado de um termo.
A exposição tirou boas risadas dos professores, alunos e funcionários. Por meio dessa atividade os alunos conseguiram perceber que o discurso é influenciado por vários fatores como a regionalidade e a necessidade de combater o preconceito linguístico.
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