ANÁLISE CRÍTICA DAS PRINCIPAIS DATAS COMEMORATIVAS – CORPUS CHRISTI
PROFESSOR JOHNY MAIKON COSTA, 5º ANO B. Escola Professora Kazuko Inoue
Esta atividade foi planejada e desenvolvida pelo professor Johny Maikon Costa, da escola Prof.ª Kazuko Inoue. Foi realizada com o 5º ano B, uma turma de 21 alunos.
Apesar do viés religioso, Corpus Christi é uma data que atinge a todos, uma vez que todos podem usufruir desse feriado, independente de suas crenças. Pensando nisso, foram planejadas algumas atividades para que os alunos entendessem o significado dessa data comemorativa e sua importância para os cristãos. Assim, fizeram a leitura conjunta de um texto sobre a origem dessa data e, após a explicação, o professor mostrou imagens de uma das tradições típicas desse evento, os tapetes das procissões.
Depois de realizarem atividades como cruzadinha e responderem questões sobre o tema, foi proposto a turma que, com base nas imagens apresentadas das procissões, eles criassem seus próprios “tapetes”. Para isso, a turma foi dividida em grupos de 5 alunos, onde todos deveriam colaborar para enfeitar o “tapete”. Foram disponibilizados diversos materiais para isso, como cartolinas, lápis de cor, canetinha, lantejoulas, cola glitter, fitas adesivas coloridas entre outros.
Ao final da atividade, os estudantes juntaram suas produções formando um único “tapete”, fazendo alusão à tradição típica dessa data. O trabalho foi exposto no painel da sala de aula com a participação de todos.
Esta atividade foi planejada e desenvolvida pelo professor Johny Maikon Costa, da escola Prof.ª Kazuko Inoue. Foi realizada com o 5º ano B, uma turma de 21 alunos.
Apesar do viés religioso, Corpus Christi é uma data que atinge a todos, uma vez que todos podem usufruir desse feriado, independente de suas crenças. Pensando nisso, foram planejadas algumas atividades para que os alunos entendessem o significado dessa data comemorativa e sua importância para os cristãos. Assim, fizeram a leitura conjunta de um texto sobre a origem dessa data e, após a explicação, o professor mostrou imagens de uma das tradições típicas desse evento, os tapetes das procissões.
Depois de realizarem atividades como cruzadinha e responderem questões sobre o tema, foi proposto a turma que, com base nas imagens apresentadas das procissões, eles criassem seus próprios “tapetes”. Para isso, a turma foi dividida em grupos de 5 alunos, onde todos deveriam colaborar para enfeitar o “tapete”. Foram disponibilizados diversos materiais para isso, como cartolinas, lápis de cor, canetinha, lantejoulas, cola glitter, fitas adesivas coloridas entre outros.
Ao final da atividade, os estudantes juntaram suas produções formando um único “tapete”, fazendo alusão à tradição típica dessa data. O trabalho foi exposto no painel da sala de aula com a participação de todos.
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